A Câmara Municipal de Corumbá encerrou o mês de março com uma homenagem às mulheres pantaneiras, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, mas comemorado durante todo o mês.
Foi durante uma Sessão Solene realizada na noite de ontem, segunda-feira, 31, no Plenário “Dr. Léo de Medeiros Guimarães”, uma oportunidade em que o Poder Legislativo corumbaense celebrou a força, a resiliência e as conquistas das mulheres que, com sua dedicação e coragem, transformam a sociedade e inspiram futuras gerações.
Além de homenagear personalidades por relevantes serviços prestados à sociedade, a Câmara também homenageou servidoras que, no dia a dia, desenvolvem as mais diferentes funções, contribuindo para o bom andamento da Casa de Leis.
HOMENAGEADAS
Foram homenageadas mulheres que se destacam em diferentes áreas, reconhecendo suas histórias e contribuições para o desenvolvimento da cidade, como Rosely Lopes Soares da Rosa Mansilla, coordenadora regional de Educação do Estado de MS, indicada pelo vereador Bira; Juciane Teixeira de Souza Silva, enfermeira, indicada por Alexandre Vasconcellos; Arlene Inez de Carvalho Costa, Oficial de Justiça, por Genilson José; Sabina Acosta da Costa, fundadora e atual presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá, por Matheus Cazarin;
Homenageadas também Juliane Dias Lemos, presidente da Associação Innova Corumbá – Projeto Ela por Ellas, por Nanah Cordeiro; Antonia Games dos Santos, mulher guerreira integrante do Projeto de Luz que desempenha um papel muito importante nas meditações do aterro sanitário, por Hanna Santana; Rosa Maria Vilalva Candia, empresária, por Chicão Vianna; Wanessa Pereira Rodrigues, diretora-presidente da Fundação de Turismo do Pantanal de Corumbá, por Roberto Façanha; Roberta Ramunieh, primeira dama e Secretaria de Assistência Social de Ladário que foi representada pelo seu filho Kalil Ramunieh, por Samyr Sadeq; Nereide Moreira de Araujo, servidora da Câmara Municipal de Corumbá há 37 anos, por Elinho Junior;
Ana Maria Pinto de Camargo Mendes, servidora pública há 44 anos, por Jovan Temeljkovitch; Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, servidora pública municipal, por Marcelo Araújo; Letícia Rocha dos Santos Martins, professora, por Edinaldo Neves, e Ana Sandra Banegas da Silva, festeira no Arraial do Banho de São João e outras festas tradicionais da cidade, indicada pelo vereador Hesley Santana.
A SOLENIDADE
A solenidade foi prestigiada por um grande público que lotou o plenário. Além das vereadoras e dos vereadores corumbaenses, contou com as presenças de autoridades locais como o prefeito Gabriel Alves de Oliveira que estava acompanhado da primeira-dama Tatiane Patrício; da vice-prefeita Bia Cavassa, secretária de Assistência Social e Cidadania; Renilce Miranda Cebalho Barbosa, diretora-geral do IFMS – Campus Corumbá; Wania Alecrim, gerente de Políticas Públicas para as Mulheres.
O presidente do Poder Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira, dirigiu o início dos trabalhos e, em homenagem às mulheres, passou a presidência da mesa à vereadora Hanna Santana e passou a ocupar o dispositivo junto aos demais vereadores, tendo ao seu lado o prefeito Gabriel que solicitou à vice-prefeita para ocupar o seu lugar a mesa que passou a ser composta por Hanna, Nanah (proponente da sessão), Bia Cavassa, Renilce Miranda, Wania Alecrim, primeira-dama Tatiane, e por Juliana Gouveia Gonzales, esposa do presidente da Casa de Leis.
RECONHECIMENTO
Para Nanah Cordeiro, que falou em nome de todos os integrantes da Casa de Lei, o ato marcou uma data muito especial. “Foi uma oportunidade para reconhecer a força, a coragem e a determinação que as mulheres demonstram todos os dias. Vocês são mães, filhas, profissionais, líderes e, acima de tudo, são exemplos de resiliência e amor. Cada uma de vocês contribui de maneira única para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”.
“Sabemos que a luta por direitos e igualdade ainda é uma realidade que precisamos enfrentar. É fundamental que continuemos a trabalhar juntos para garantir que todas as mulheres tenham acesso a oportunidades, respeito e dignidade. O papel das mulheres é essencial em todos os setores da nossa sociedade, e é nosso dever, como representantes da população, apoiar e promover políticas que garantam seus direitos”, continuou fazendo questão de lembrar as conquistas já alcançadas, mas sem esquecer que ainda há muito a ser feito. “Que possamos nos unir em prol de um futuro em que todas as mulheres possam viver sem medo, com liberdade e igualdade”, concluiu.
APOIO DOS VEREADORES
Bia Cavassa agradeceu a iniciativa da Câmara em homenagear as mulheres corumbaenses, pantaneiras que precisam ser valorizadas cada vez mais. Cumprimentou as homenageadas e todas as mulheres presentes. Lembrou uma ação ocorrida à tarde a cargo da Secretaria de Educação, que vai atuar diretamente na prevenção e combate à violência contra a mulher, e “o que nos entristece é que Corumbá, no ranking do feminicídio, é a quinta cidade do Mato Grosso do Sul nesses últimos 10 anos”.
Fez um pedido aos vereadores no sentindo de atender aos anseios da Secretaria de Educação, que é trabalhar um Projeto de Lei visando a instituição da semana municipal de combate à violência contra a mulher na Rede Municipal de Ensino. “Já temos uma Lei Nacional e precisamos da nossa Lei Municipal para que possamos combater o feminicídio”, ressaltou.
TRANSFORMAÇÃO
O prefeito Gabriel Alves de Oliveira lembrou que a data simboliza “a luta, a vitória e as conquistas alcançadas pela mulher na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções de sexo quando o assunto é o desenvolvimento humano”, e que é “importante ressaltar a transformação verificada em todos os setores das relações sociais, resultado da influência da sensibilidade feminina”.
Um exemplo, conforme o prefeito, está dentro da própria administração municipal onde, 50% principais cargos, são ocupados por mulheres. “A mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer a liderança sem os ranços machistas do autoritarismo e da opressão. Os valores da liderança, hoje, são a capacidade de aprender, o talento e as qualidades espirituais. O poder de organização feminino é enaltecido e valorizado pela nossa administração”, acrescentou lembrando que, atualmente, no Poder Executivo, existem cerca de 2.970 servidoras públicas.
“A participação da mulher no mercado de trabalho é apenas uma pequena parte no processo de transformação social, que determinou novos padrões no relacionamento humano. Assim, a gestão busca ainda promover ações que eduquem nossas meninas, crianças e jovens sobre seus direitos e como se protegerem. Queremos que elas cresçam conscientes de sua força e da importância de lutar por um mundo mais igualitário”, disse conclamando a sociedade a “refletir sobre a situação das mulheres em todos os setores da vida, garantindo seus direitos, promovendo a igualdade de gênero e combatendo o feminicídio”.
PRESENÇA FEMININA
O presidente Bira foi taxativo ao afirmar que é preciso trabalhar cada vez mais para que a mulher continue conquistando espaço na vida pública, na política. “Existem alguns ambientes que ainda são predominantemente masculino. A política, infelizmente, é uma deles”, observou.
Disse que é preciso que as mulheres estejam cada vez mais inseridas em todos os segmentos da sociedade, ocupando cargos importantes na vida pública, inclusive na política.
Lembrou o seu primeiro mandato como vereador, 2017 – 2020, quando a Câmara Municipal de Corumbá não tinha nenhuma representante feminina. “Em 2020, uma mulher foi eleita e, hoje, nós temos a grata satisfação de conviver com duas vereadoras, o que não ocorria desde a época da Solange Ohara (mãe do atual prefeito) e Lourdes Esnarriaga”, lembrou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Corumbá
Deixe um comentário