A implantação da Casa da Mulher Brasileira está em andamento em todo o Brasil, com a construção de novas unidades e a equipagem de outras. O objetivo é oferecer atendimento especializado e humanizado a mulheres em situação de violência.
O assunto voltou à pauta de discussão na Câmara Municipal de Corumbá e, ontem, terça-feira, 1º, o vereador Chicão Vianna pediu apoio de autoridades municipal, estadual e federal, para que Corumbá seja contemplada com esse equipamento apontado como um dos principais eixos do Programa Mulher Viver sem Violência, do Ministério das Mulheres do Governo Federal.
Durante sessão ordinária, o vereador solicitou apoio do governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para em comunhão de esforços com a União, por meio do Ministério das Mulheres, a maior cidade pantaneira seja contemplada com essa estrutura, visando implementar políticas públicas com foco no atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres corumbaenses.
Chicão reforçou o pedido junto ao senador da República por Mato Grosso do Sul, Nelsinho Trad, bem como ao deputado estadual pantaneiro, Paulo Duarte, e à secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Bia Cavassa, para que busquem junto aos governos Federal e Estadual, a implementação da CMB em Corumbá.
Chicão a importância desse empreendimento que, em um só espaço, oferece serviços especializados para os mais diversos tipos de violência, 24 horas por dia, todos os dias da semana, como acolhimento e triagem, apoio psicossocial, promoção de autonomia econômica, o cuidado das crianças em uma brinquedoteca, alojamento de passagem por até 48 horas para mulheres em risco, serviços de saúde e central de transporte para deslocamento a outros serviços da rede especializada, além de contar com serviços de delegacia, juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.
“Corumbá, anos atras, havia sido contemplada com a Casa da Mulher Brasileira, quando a Bia Cavassa nos representava em Brasília, na Câmara dos Deputados Federais. Infelizmente perdemos devido a questões políticas. Agora, temos que refazer todo o caminho percorrido naquela época, no sentido de sensibilizar o Governo Federal e o Governo Estadual, para que sejamos contemplados com esse importante equipamento, que é referência no atendimento às mulheres em situação de violência”, salientou o vereador.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara de Corumbá
Deixe um comentário